segunda-feira, 14 de março de 2016

MESTRADO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Ministério da Justiça oferecerá vagas para mestrados em segurança pública

Propostas de universidades para criação de pós-graduações stricto sensu serão analisadas pela Capes

Brasília, 09/03/16 - Profissionais de segurança pública de todo o país vão poder participar gratuitamente de cursos de mestrado em suas áreas de atuação. Para viabilizar o acesso desses agentes a essas pós-graduações, os ministérios da Justiça (MJ) e da Educação (MEC) estão recebendo propostas de instituições de ensino superior para criação de pós-graduações stricto sensu. A ideia é que o governo federal invista na criação de 200 vagas em 2017.
Cinco instituições manifestaram interesse em oferecer cursos de mestrado em segurança pública. São as universidades federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Pará. As confirmações foram feitas na segunda-feira (07), durante o Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública. O evento foi realizado em Brasília (DF), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

"Nosso objetivo é consolidar uma rede de pesquisa, ensino e extensão em segurança pública e patrocinar cursos de mestrado nessa área para integrantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpos de Bombeiros, Perícias Criminais e Guardas Municipais, assim como profissionais de outras áreas. Para isso, as universidades precisam submeter as propostas à Capes até 10 de maio", disse a secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca, durante o Workshop.
No evento, foram discutidas a criação da Escola Nacional de Segurança Pública e iniciativas anteriores da Senasp/MJ, como as redes nacionais de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) e de Educação a Distância para Segurança Pública (Rede EaD). Também participaram representantes da Capes e de universidades federais, entre elas as da Bahia e Pará, que já têm cursos de mestrado profissional em segurança pública aprovados pela Capes e patrocinados pela Senasp.
Para 2016, a Senasp/MJ busca ofertar 20 vagas em Programas de Mestrados Profissional em Gestão de Riscos e Desastres Naturais, a serem ministrados pela Universidade Federal do Pará (processo seletivo em andamento), Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Fluminense. A iniciativa ocorre em parceria com a Capes, Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.

LINK DA NOTÍCIA : http://www.justica.gov.br/noticias/ministerio-da-justica-oferecera-vagas-para-mestrados-em-seguranca-publica
 

COMANDO FAZ VISITA DE CORTESIA:


O comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Elton Magalhães, visitou o novo diretor geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio Santos. Na ocasião, dr. Álvaro confirmou o interesse de continuar a parceria entre a GCM e a PC.
Segundo ele, “pretendo ampliar essa parceria, tanto na parte operacional quanto na parte de formação e instrução de guardas civis através de cursos na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC).

O comandante agradeceu e disse “estar à disposição para futuras parcerias e integração das duas instituições em prol da Segurança Pública da capital”.

GPA EM AÇÃO:


A Guarda Civil Metropolitana (GCM), através da equipe Bravo do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), vtr 1001, gcms Cruz, Mizael Jr., Teles e Santos, em patrulhamento pelo Setor Pedro Ludovico, deparou com uma motocicleta estacionada em frente a uma residência.
Ao realizar a consulta da placa do veículo, a mesma correspondia a um VW Gol e o quadro desta tinha o chassi picotado. A equipe foi até a residência e provável proprietário relatou que a motocicleta era produto de leilão e sabia do erro da placa e da irregularidade do veículo.

De posse dessas informações conduzimos o proprietário do veículo à Central de Flagrantes, onde a autoridade policial lavrou o artigo 180, ao senhor que ficou à disposição da justiça.

INFRAERO E GCM: PARCERIA



Na manhã desta sexta-feira (11), o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Elton Magalhães, recebeu eu seu gabinete representantes da Infraero.
O objetivo da visita foi conhecer a corporação e de estudar uma forma de realizar uma parceria entre a GCM e Infraero no novo aeroporto que será inaugurado nos próximos meses, além de definir a atuação da GCM dentro do novo terminal.
Dentro das áreas de atuação no plano de emergência está a Defesa Civil Municipal e a Guarda Ambiental (atuando na prevenção).

Participaram da reunião além do comandante, o subcomandante Valdimir Passos, o comandante operacional Emivaldo Gonçalves e o coordenador da Defesa Civil, Edno Clézio. Da Infraero estavam o gerente Eduardo Luis, o coordenador de segurança, Walter Eustáquio, e o coordenador de resposta à emergências aeroportuárias, Alessandro Ramos.

GPA EM AÇÃO:


A Guarda Civil Metropolitana (GCM), através da equipe Alfa do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), vtr 088, realizou apoio ao evento: Jornada Esportiva, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Em outro momento a equipe Alfa (gcms Moraes, R. Pires e M. Rezende e apoio dos gcms Leonardo, Marcos Silva, Castilho e Gomes Braga fizeram abordagens no Parque Flamboyant.


Uma das situações foi o condutor de motocicleta andando dentro do parque, o mesmo recebeu orientação que este procedimento não é permitido.

PROGRAMA É APRESENTADO À POPULAÇÃO:


A Guarda Civil Metropolitana (GCM), através dos gcms Ranyer, Cleibson, Ricieri, Alvino e Flávio, do Programa Goiânia+Segura, estiveram reunidos na Associação de Moradores do Setor Caiçara, com representantes do 38° Conseg e moradores da região.

Na ocasião aproveitaram o momento para apresentar o programa e ouvir também a comunidade.

WORKSHOP DE SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO


A Guarda Civil Metropolitana (GCM), através da Diretoria de Administração e Finanças, participou do workshop no auditório da Caixa Econômica Federal, com o tema: Sensibilização e Mobilização - Aperfeiçoamento da Gestão Financeira Orientada para resultados, da Prefeitura Municipal de Goiânia.

Participaram do exercício de qualificação a diretora Isabel Taveira, e os gerentes Nilva Aguiar, Cleber Marciano, Ely Oliveira e Luiz Carlos Dias Reis.

GOIÂNIA+SEGURA EM AÇÃO:


A Guarda Civil Metropolitana (GCM), através das equipes do Programa Goiânia+Segura - vtr 047 (gcms Moisés Santana e Huilson) e vtr 377 (gcms Luiz de Deus, P. Gomes e Adriano), fazendo o patrulhamento comunitário em apoio à campanha pelo combate a dengue, da Escola Estadual Jardim das Aroeiras, Região Leste de Goiânia.
E em outra ocorrência, desta vez a vtr 047 (gcms Moisés Santana, Huilson e Sttanley), em apoio à suspeição de roubo no Supermercado Naponence, na mesma região.


A equipe da vtr 14.287 (gcms Padilha, De Mendonça e Esporadori) interagindo com a comunidade na Igreja Batista Betel, pastor Wuezel.