segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

GCM NA TV RECORD


AÇÃO CONJUNTA






A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) em ação conjunta do Serviço de Inteligência e GPA localizou um veículo no Jardim Novo Mundo que constava como caráter geral.

Após consulta junto ao Ciae ficou constatado que o veículo foi roubado em 2014 e recuperado no mesmo ano pelos policiais do 14° DP, e devolvido ao proprietário para que o mesmo fosse até a Delegacia de furtos e roubos de veículos para tomar as medidas cabíveis, no entanto, o proprietário não realizou o procedimento. Todas as medidas cabíveis foram tomadas pela GCM.

BANDA FAZ BALANÇO DAS APRESENTAÇÕES



BANDA DE MÚSICA FAZ BALANÇO DAS APRESENTAÇÕES DE 2015

No total, grupo contabilizou participação em 87 eventos neste ano. Interessados em oportunizar apresentação da banda devem entrar em contato pelos telefones 8413-1558 e 3524-1991 ou pelo e-mail: aabmgcm@gmail.com

Em 2015, a Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) registrou um total de 87 apresentações. Entre as participações do grupo, estão as tocatas especiais em várias entidades do município, desfiles cívicos, além de participações em congressos, formaturas, sessões especiais na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. Um dos destaques foi a tocata especial durante o Congresso Nacional da Abrasco, realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Goiás (UFG), que teve participação de cientistas do Brasil e de outros países.

Segundo o Maestro Daniel Vieira, foi um ano muito produtivo com muitos eventos importantes, encerrado com chave de ouro em um dos maiores centros comerciais da Capital - no Araguaia Shopping, onde ocorreu uma Tocata de Natal. “Lá, fomos convidados pela diretoria do estabelecimento para apresentarmos, no próximo ano, em outros shoppings da cidade que são administrados pelos mesmos gestores. Assim, poderemos mostrar também o trabalho cultural que é realizado pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia”, explicou.

Daniel acrescenta que, durante o mês de janeiro, os integrantes da banda estarão de férias coletivas, mas - a partir de fevereiro - retornam às atividades normalmente com muitas tocatas já agendadas. Os interessados em apresentações da banda devem entrar em com contato com a guarda Cristiene Januária, pelos números: 8413-1558 e 3524-1991 ou pelo e-mail: aabmgcm@gmail.com.

História
A Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia foi formada em 20 de setembro de 2006 e, atualmente, é composta por 28 guardas, dentre eles, três mulheres. Desde sua formação, a banda desenvolve o Projeto “Banda Faz Arte” com o objetivo de levar cultura, entretenimento e civismo a todas as camadas da sociedade.

Antes de cada apresentação, é feita um histórico das músicas a serem executadas sobre o compositor, intérprete e o valor cultural destas obras. O grupo vem, no decorrer de nove anos, apresentando-se em atividades desenvolvidas pela Administração Municipal e, em especial, nas inaugurações de obras, parques, praças, seminários, congressos e nos mutirões da prefeitura.

Entre as atividades do grupo, destaca-se o trabalho de resgatar o civismo nas escolas municipais, tocando as músicas que são símbolos nacionais e fazendo dela um instrumento de cultura e cidadania. Outro programa desenvolvido pela banda, dentro dessa proposta de interação com a comunidade, é referente às apresentações para quem se encontra em tratamento psicológico ou físico, atendidos em locais como o Complexo Geriátrico Sagrado Família, Casa de Recuperação Jardim América, Casa de Eurípedes e Agência Goiana do Sistema Prisional. Segundo os coordenadores destas entidades, os eventos contribuem para motivar e elevar o nível de recuperação e interatividade dos pacientes destes espaços.

Durante o ano de 2015, foi criada a Associação dos Amigos da Banda de Música da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AABMGCM) e, através de parcerias, realizou cinco Saraus no Teatro Inacabado. O grupo já realizou seis concertos e, neste ano, a trupe participou da 28° Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura), com o “Projeto Música na Educação Infantil”, realizado pela Banda de Música em todos os Cmeis da Capital.

Wagner Beltrão, da editoria de Segurança - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Fotos: Wagner Beltrão

2ª REGIONAL EM AÇÃO

A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, através da 2ª UCR recuperou no sábado, 2, no Jardim Novo Mundo, um veículo Agile que foi roubado no dia 31 de dezembro.

A vítima foi acionada pela Central de Comunicação Operacional (CCO) e foi até o local para as medidas cabíveis.