segunda-feira, 2 de março de 2015

TREINAMENTO AOS GCMs



Ontem (1º) a Divisão de Guarda Ambiental (DGA), sob o comando do chefe Vieira, realizou o curso de abordagem a veículos e de embarque e desembarque de viatura, além de busca pessoal. O objetivo é qualificar a equipe de gcms que atuam em parques e praças da capital.

AGENDA DO COMANDO


Hoje (2), pela manhã, o comandante da GCM, Elton Magalhães, juntamente com a Deputada Estadual Adriana Accorsi (PT) prestigiaram a apresentação da Orquestra Sinfônica, na Assembleia Legislativa e logo após visitaram a 1ª Delegacia Regional de Polícia, onde foram recebidos pelo Delegado Alexandre Lourenço e toda equipe. Na oportunidade foi apresentado pelo comandante e pela deputada um projeto de integração entre as ações da GCM e Polícia Civil, o que foi aceito pelo delegado. De acordo com informações, amanhã (3) acontece a reunião para planejamento de ações e operações em conjunto em prol da segurança das pessoas na capital.
Ao final da manhã ele recebeu em seu gabinete a visita do ex-comandante da GCM, cel Gercy Camêlo. À tarde despacha em agenda interna e recebe para reunião com a Flúvia Amorim, diretora de Vigilância em Saúde (SMS).



FORAGIDO RECAPTURADO



No dia 27 (sexta-feira), por volta das 20h, a equipe de guardas que trabalha no Parque Largo das Rosas conseguiu recapturar o foragido da justiça, Júlio César Alves da Silva, 24, durante abordagem no parque. Segundo informações levantadas, ele é foragido pela prática do crime de estupro. O mesmo foi encaminhado para a delegacia de capturas.


AÇÃO DA GCM NO PROJETO NOVA CANAÃ


Acontece neste momento, como parte das ações no programa Nova Canaã, onde a Guarda Civil Metropolitana (GCM) está presente fazendo a segurança dos fiscais da Sefis, no Setor da Vila Mauá. Comércios e lojas estão sendo fiscalizados, além da retirada de sucatas feita pela SMT.




AÇÃO NA FEIRA DA LUA



No último sábado (28), na Praça Tamandaré, equipes da Guarda Civil Metropolitana (GPA, GPC e NAF) estiveram em uma ação conjunta com os fiscais da Sefis e Semic na Feira da Lua. Durante as abordagens foram feitas várias apreensões de produtos falsificados.


AÇÃO CONJUNTA


No dia 27 (sexta-feira), por volta das 14h, a equipe do parque Mutirama abordou um menor no interior do parque que estava fumando maconha (conforme laudo de constatação do IML). Após levantamento das informações preliminares, a equipe constatou que o mesmo tinha várias passagens por tráfico de droga na cidade de Nova Iguaçu – RJ.

Durante a busca pessoal o menor tentou reagir contra a equipe e diante da situação, a equipe acionou a equipe GPA e o encaminhou à delegacia, onde foi feito um B.O. por posse de droga e desacato. O jovem ficou apreendido à disposição da justiça.

1º SARAU DA BANDA DE MÚSICA DA GCM


Ao som da musica “Casinha Branca” de Gilson, foi aberto o primeiro Sarau da Banda de Musica da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, realizada ontem, 27, no Teatro Inacabado. A música foi interpretada ao violão pelo Maestro Daniel Vieira e na flauta por Ronan Pinheiro.
Na sequencia o GCM Ronan, contextualizou a historia da musica, Garota de Ipanema, uma das musicas mais executadas no mundo e segundo o livro do escritor Ruy Castro, os compositores Vinicius de Moraes e Tom Jobim inicialmente chamaram a musica de “Menina que passa”, com a estrofe final: Quando na tarde vazia, tão linda no espaço, eu vi a menina, que vinha num passo, cheio de balanço, a caminho do mar”.

Depois da Bossa Nova foi à vez do Choro, “Naquele Tempo”, de Pixinguinha e Benedicto Lacerda, interpretado na flauta pela GCM Wanessa Cardoso, Wesley Freitas no pandeiro e Lucas Borges ao violão.
A literatura de Cordel foi declamada pelo GCM Acácio Dias, com um linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição dos textos dessa modalidade de literatura que já foi muito estigmatizada, mas hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

O Gospel, “Alvo mais que Neve”, foi interpretada ao teclado pelo GCM Altamiro Souza, na percussão GCM Paulo André e nos saxes os GCMs: Leonardo, Lucimar Calixto e Daniel Souza.
Com a estrofe, “Foi assim, como ver o mar / a primeira vez que meus olhos se viram no seu olhar / Não tive a intenção de me apaixonar / Mera distração e já era momento de se gostar”, a musica “Todo Azul do Mar, de Flavio Venturine e Ronaldo Bastos, foi interpretada pelos GCMs: Lucas Borges ao violão, André, Elias Milhomem e Fabricio Medeiros nas flautas.

O Poema “Oração do Milho”, da maior poetisa goiana, Cora Coralina, foi declamado pelo GCM Wagner Beltrão, acompanhado ao violão pelo GCM Estanslei Mendonça, que executou a musica no Rancho Fundo de Chitãozinho e Xororó.
A moda de viola “Agua no Leite”, de Teodoro e Sampaio, que conta a “historia de um leiteiro ganancioso que enganava a freguesia / misturava água no leite e para o povo vendia / enriquecendo depressa dizia fazendo graça / não há nada neste mundo que o homem queira e não faça, enquanto eu puxar no balde, água do poço à vontade, Não falta leite na praça”, foi interpretada pelos GCMs Estanslei Mendonça e Alex Cardoso.

Para ter longevidade e qualidade de vida o GCM Claudio Costa, apresentou trechos de sua monografia com o titulo, “Os músicos e os efeitos de suas praticas corporais na condição física’, tese defendida em julho de 2014 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GO”. Claudio Costa acrescentou que o objetivo desse estudo foi verificar a percepção do musico sobre o exercício físico para minimizar os desconfortos corporais decorrentes do cotidiano de trabalho. ”A profissão de musico requer uma percepção corporal relevante como também a cognitiva e sensorial devem ser bastante apuradas”, finalizou o GCM.
Segundo os organizadores o segundo Sarau esta previsto para realizar no dia 27 de março, ultima sexta feira do mês.
Texto e fotos: Wagner Beltrão

Vídeos: José Eduardo.

PROJETO NOVA CANAÃ


Na última sexta-feira (27), o comandante da GCM, Elton Magalhães, esteve presente no lançamento da segunda etapa do Projeto Nova Canaã, no setor da Vila Mauá.
Na ocasião as equipes empenhadas em acompanhar o comando foram do GPA, do Garra e a 3ª, 4ª e 5ª Regional.

AÇÃO DA GCM À FISCALIZAÇÃO

Seguindo a rotina de trabalho, a equipe de guardas civis deu apoio à segurança dos agentes da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Sefis, durante todo o fim de semana em ação de fiscalização em vários setores da Capital. O trabalho focou no monitoramento dos estabelecimentos fechados para garantir a permanência dos lacres das interdições. No dia 28 (sexta-feira) foi interditada a boate Som da Terra.

AÇÃO 4ª UCR e GPA


Na manhã do dia 28, atendendo ao pedido do comando da GCM, as equipes da 4ª regional e do Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPC) deram apoio na segurança do evento Goiás Gira Arte, onde na ocasião diversas escolas estaduais e municipais participaram levando seus alunos.

Todo o trabalho foi desenvolvido próximo à Avenida João Teixeira, na Vila Mauá e faz parte do Projeto Nova Canaã.