quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

INAUGURAÇÃO DA GALERIA DE EX-COMANDANTES


Em solenidade ocorrida ontem (10), na sede da Guarda Civil Metropolitana (GCM), foi inaugurada a galeria de ex-diretores e ex-comandantes no hall do gabinete do comando.
O objetivo era para homenagear todos os ex-integrantes pelos serviços relevantes prestados à frente da instituição durante a história da corporação.
No início da solenidade houve a bênção ecumênica feita pela capelania da GCM, pelo Pr. João Inácio e pelo Pe. Leonardo Mendonça, onde citaram versículos bíblicos e fizeram orações com todos os presentes. Logo após houve o hasteamento do Pavilhão Nacional, onde o representante do prefeito, secretário Ivanor Florêncio, hasteou a bandeira do Brasil, o ex-comandante da GCM, Gercy Camêlo, ficou com a bandeira de Goiás e a bandeira do município ficou com a secretária Adriana Accorsi.
Antes dos pronunciamentos foram entregues aos ex-comandantes e convidados placas de homenagens aos colaboradores da GCM.


Na abertura das falas, foi pedido a João Augusto França Neto, que representasse todos os ex-diretores e ex-comandantes, ele começou o discurso citando dois momentos em sua gestão, “a valorização a todos aqueles que passaram pelo comando da GCM, que contribuiram para que a guarda saísse do patamar de patrimonial para ser uma guarda mais próxima da população e do reconhecimento da comunidade do papel da GCM como membro importante na segurança pública do município”, disse o ex-comandante.
Representando os inspetores e guardas civis da atualidade, Romário Policarpo (ASGMG), que falou do ato do comando em valorizar todos que passaram pela corporação, “ficará na história” e aproveitou o momento para dizer que o prefeito Paulo Garcia cumpriu todas as promessas que firmou com a corporação, informou o presidente da associação.
Logo em seguida foi passada a palavra a secretária Adriana Accorsi (Semdef), que lembrou desde a sua chegada, no início do ano, até a atualidade, além de agradecer a todas as autoridades e aos guardas civis que acreditaram que as mudanças aconteceriam. Já o comandante Elton Magalhães lembrou sobre todas as conquistas que a guarda passou nos últimos meses e agradeceu a presença dos ex-comandantes que participaram do evento.
O representante do prefeito, secretário Ivanor Florêncio, em seu discurso disse que a guarda vem trabalhando em parceria com as outras polícias, fazendo com que o seu trabalho seja dia-a-dia reconhecido pelo prefeito e pela sociedade, principalmente em locais públicos como praças, parques e eventos municipais. Concluiu falando sobre o armamento, onde disse que o prefeito entendeu, através de conversas com a secretária Adriana Accorsi, da importância em ter uma arma letal por parte de alguns componentes que trabalham em serviços específicos, como a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) que começará em breve a trabalhar na capital.
No final todos foram para o hall de entrada para o descerramento da galeria e para a sessão de fotos e confraternização.


Homenageados:
Luiz Custódio Pouzo (1978); Maj. Napoleão Hermínio da Silva (1979 – 1981); Djalma Bastos Lima (1982); Clodoveu de Souza Machado (1983 – 1985); José Jorge Pinto (1986);   Cel. Antônio Tomás Albuquerque (1987); Josué de Oliveira Damásio (1987); Carlos Henrique de Queiroz (1988 – 1989); Maj. Oswaldo Santana do Prado (1990 – 1991); Maj. Benedito Guimarães Maia (1992); Cel. Fábio Ferreira Morgado (1993 – 1999); Inspetor Carlos Antônio Cordeiro (2000 – 2001); Inspetor Gilmar Romão da Silva (2002); Jorge Pereira Rodrigues (2003 – 2004); Gilson Rosa Bittencourt (2005); Cel. Gercy Joaquim Camêlo (2005 – 2011); João Augusto França Neto (2011- 2013);

Autor: Luiz Galvão

AÇÃO DA 5ª UCR E GARRA:


No último domingo (08), a equipe da 5ª UCR, composta pelo Subinsp.  Adriel, GCMs Leonderson, Couto e Marcelo Prado, e equipe GARRA, comandada pelo GCM Ramalho, apoiaram o evento "Natal entre Amigos", realizado há 17 anos em comunidades carentes, por famílias que dedicam este dia a fazer a alegria de crianças. Neste ano na E.M. Buena Vista VI ofereceu uma festa às crianças, com lanches, picolés, algodão doce, show com palhaço,  chegada do Papai Noel, distribuição de brinquedos e cestas básicas. O público presente foi de aproximadamente mil pessoas. Ao encerramento os organizadores agradeceram as equipes, elogiando o trabalho realizado.  .
Foto e texto: Gcm Leonderson.

AÇÃO DA 3ª UCR e CIAE


Na última segunda-feira (09), por volta das 19h, a equipe 3ª UCR, composta pelos GCMs R. Tavares, Agenor e Rayone, foi acionada pelo GCM Vilela, para verificar a situação de um veículo estacionado em via pública. A equipe verificou junto ao CIAE e constatou que o veículo foi roubado no último dia 06. Foram tomadas as providências e o veículo entregue ao proprietário, Wilson Boaventura.

AÇÃO CONJUNTA DA DGA, GPC, GARRA E UCRs


Domingo, 08 de dezembro, as 09h40min, a equipe do Jardim Botânico ( Insp Jurandir, GCMs Josiel, Etelvino Alves, Edmundo, Siqueira Franco ), foi informada pelo senhor Geraldo Franco Rocha, proprietário da Panificadora e Mercearia Lima, que fica na rua 1048, setor Pedro, próximo ao Parque, de que um casal havia assaltado o seu comércio utilizando uma faca e um porrete. Diante das características, a equipe conseguiu localizar e identificar os assaltantes como Lourivaldo Bernardo Pereira, 40 anos e a menor A.M.S,  17 anos. Assaltantes e vítima foram encaminhados ao 8° DP,  onde foi feito um auto de prisão em flagrante pelo crime de roubo, artigo 157.



No mesmo dia as equipes da D.G.A., G.P.C., GARRA, 2° UCR e 3° UCR, juntamente com a Polícia Militar, realizaram a segurança no Estádio Serra Dourada, onde aconteceu o jogo GOIÁS X SANTOS. Durante a partida uma criança ( M. D. O. S., 12 anos) perdeu-se dos pais e foi localizada pelas equipes. Participaram do evento 27 GCMs, distribuídos em 04 viaturas e 06 motos. Os GCMs foram comandados pelo Subinsp Vieira.

IV CONCERTO DA BANDA DE MÚSICA


GCM NA FONTE TV

10/12/13