quarta-feira, 19 de junho de 2013

PIPA SEM CEROL, BRINCADEIRA CONSCIENTE

GCMFs REALIZAM TERCEIRA REUNIÃO

 Terceira reunião de GCMFs 

Pela terceira vez, desde que foi criado,  o grupo de Guardas Civis Metropolitanas Femininas - GCMFs reuniu-se, hoje(18), à tarde,  no Centro de Formação da Guarda Civil Metropolitana, com a secretária Adriana Accorsi para apresentar avaliação das reivindicações e conquistas alcançadas na atual gestão.
De acordo com  as GCMFs, desde a criação do grupo, em meados de abril deste ano, quando apresentaram as reivindicações para a secretária Adriana Accorsi, o comportamento  dentro da Guarda Civil Metropolitana - GCM está diferente. Percebe-se que há um cuidado maior por parte dos colegas homens, no trato com as colegas mulheres, no sentido de não incorrerem em deslizes, e em assédio moral. O fato da secretária dar visibilidade às mulheres dentro da GCM, é outro dado positivo. Além das mudanças de comportamento,  pode-se elencar como conquistas as nomeações de subinspetoras para a GCM; a inserção da disciplina Direitos Humanos nos cursos de formação continuada da Guarda, abrangendo as temáticas de gênero e de grupos sociais vulneráveis, os cursos de defesa pessoal para mulheres e a exclusão de item que restringia a participação e admissão de mulheres na GCM, no Plano de Cargos e Salários.
As GCMFs acreditam  que com as mudanças anunciadas recentemente pelo comandante da GCM, Elton Magalhães,  e,  o consequente remanejamento de  comandos regionais, colaborarão  para que o trabalho seja pautado na competência e não somente no critério sexo para os cargos de chefia. Dentre as reivindicações ratificadas pelas GCMFs estão a criação de um atendimento psicossocial, flexibilização do uso do uniforme operacional e administrativo, a nomeação de mais subinspetoras nas regionais, postos administrativos e demais locais de trabalho da GCM, e a aprovação de leis que garantam a continuidade das políticas de equidade de gênero, para que não fiquem restringidas ao compromisso da atual gestão.
Segundo a Guarda Civil Metropolitana Feminina Yara, que está a aproximadamente 20 anos na Instituição, em muitos momentos pensou seriamente em sair da GCM,  uma vez  que, devido a grande maioria da GCM ser composta por homens,  a cultura machista prevalecia e as mulheres acabavam sendo preteridas nos seus espaços de trabalho, sofrendo com o assédio moral não só dos chefes, mas também dos colegas homens. Yara, disse durante a reunião estar emocionada, e acreditar que com o apoio recebido da secretária Adriana Accorsi, as GCMFs terão um outro tratamento e serão valorizadas pela sua competência.
Hoje, as mulheres são aproximadamente 200, do total de 1500 homens na GCM. Estiveram presentes na reunião de hoje 45 Guardas Civis Metropolitanas Femininas. O coletivo de Mulheres da Guarda Municipal de Goiânia - Dimires é outra conquista das GCMFs, pois foi criado a partir da organização das mulheres GCMFs.

Fonte: Blog da SEMDEF

NOTA DE NASCIMENTO

Ilustração

É com imensa alegria que a Guarda Municipal comunica o nascimento de Maria Carolina Soares do Nascimento, filha do GCM Nascimento (DGA) e de Marina, no dia 01 de maio, às 8h, no Hospital e Maternidade Goiânia Leste, em Goiânia.
A Guarda Municipal deseja saúde e felicidade à família!

AÇÕES DO GPC

Ilustração

Ontem, 18 de maio, por volta de 23h40min, em patrulhamento na Praça do Cigano, Setor Coimbra, a equipe Charlie do GPC, composta pelos GCMs F. Miguel, Cruvinel, Juliano, Saavedra e Moises foi acionada por populares que informaram sobre um roubo de dois aparelhos de celulares marcas Nokia e Samsung. Após patrulhamento nas proximidades da Praça, a equipe localizou o menor A. M .S., 16 anos de posse dos celulares e uma bolsa feminina com documentos e objetos pessoais das vítimas. Em seguida suspeito e vítima foram conduzidos à DEPAI para as medidas cabíveis.

AGENDA DO COMANDO

Comandante da GCM

O comandante da GCM, Elton Magalhães, participa hoje (19), às 16h, na Secretaria Municipal de Educação (SME), da reunião com as secretárias, Neyde Aparecida (SME) e Adriana Accorsi (Semdef) para tratar sobre o vídeo monitoramento.
Reunião às 14h, no auditório da Criminalística (PC), com os comandantes da GCM, para tratar de assuntos relacionados a cada regional e  às 17h, na Fundação Tiradentes, com a cúpula da PM, para tratar da manifestação popular.


ANIVERSARIANTES DO DIA

Ilustração

A Guarda Municipal deseja a todos um feliz aniversário, sucesso e felicidades!

19-ELIAS GONÇALVES DE OLIVIERA-DGA
19-ELIZEU GONÇALVES DE SOUZA-DGA
19-MARCUS DONY ALVES MARTINS-CÂMARA