sexta-feira, 12 de abril de 2013

GMFs APRESENTAM REIVINDICAÇÕES

Secretária de Defesa Social, Adriana Accorsi, reune-se com GMFs no CEFEA.

A Secretária Municipal da Defesa Social, Adriana Accorsi, reuniu-se  quarta-feira (10),  com as Guardas Municipais Femininas, no Cefea,  para receber os encaminhamentos da 1ª reunião com GMFs, que aconteceu na última sexta-feira (05).
Com o objetivo de conhecer a realidade das guardas e quais são suas dificuldades enquanto mulheres, trabalhando em uma instituição que carrega ainda na sua conduta, fortes traços machistas.
A reunião iniciou-se com a assessora de Comunicação Geralda Ferraz, dando as boas-vindas e dizendo para Adriana a importância daquele momento para as GMFs, que na reunião passada relataram as dificuldades, perseguições e assédios morais que sofrem em seus locais de trabalho. Segundo Geralda, a presença da secretária Adriana Accorsi na Semdef e Guarda Municipal trouxe às GMFs a esperança de que dessa vez elas serão atendidas em suas reivindicações.
Em seguida, Adriana Accorsi falou do prazer de estar ali podendo falar para as mulheres GMFs sobre sua história como policial civil, que como as GMFs, também sofreu preconceito e discriminação por ser mulher. Que não foi poucas vezes que ouviu chacotas, de colegas homens que tentavam desqualificar o seu trabalho.
Logo após, Adriana ouviu vários depoimentos de GMFs que relataram os casos de assédio moral e violência psicológica que sofrem em seus locais de trabalho. Depois dos depoimentos, Adriana solicitou que a comissão responsável por organizar o grupo que encaminhe a ela todos os casos, para que ela veja a possibilidade de reabrir os processos administrativos e punir os agressores.
Disse também que todas as reivindicações serão analisadas, serão feitos estudos para que sejam possíveis as promoções aos cargos de inspetoras. Segundo Adriana, assim como ela fez quando esteve a frente da Polícia Civil, ela quer colocar o maior número de mulheres possível nos cargos de chefia, porque entende que quando uma mulher chega ao poder ela deve ter o compromisso de empoderar outras tantas mulheres, dando-lhes dignidade.

Guardas Municipais durante a exposição de denúncias e reivindicações.

Durante a reunião em que estiveram presentes mais de 30 GMFs retiramos as seguintes propostas e encaminhamentos na busca dos Direitos das Mulheres GMFs:
Constatações e denúncias:
1 – Trinta por cento tem nível superior. Esse número pode chegar a 50%;
2- Algumas diferenças entre colegas do mesmo sexo  impedem a organização e a luta pelos direitos das Mulheres;
3 – o trabalho bem feito das GMFs por vezes, desperta os ciúmes dos colegas homens, que tentam desqualificar;
4 – GMFs foram vítimas de agressão física por parte de inspetor e nada aconteceu com o seu agressor; sofreu apenas uma advertência administrativa, mas continuou no cargo de chefia que ocupava;
5 – Os casos de agressões são freqüentes, desmotivando as GMFs, uma vez que a impunidade prevalece e na maioria das vezes os colegas e chefes se posicionam a favor dos agressores;
6 – GMF relatou que quando a colega teve o nome cogitado para ocupar a Corregedoria, que pessoas ouviram um grupo de GMs fazerem comentários pejorativos;
7 – Relataram que a única subinspetora que existe sofre graves ameaças.

Guardas Municipais durante a exposição de denúncias e reivindicações.

Encaminhamentos e solicitações:
1 – As GMFs reivindicam acessos aos cargos de subinspetoras e inspetoras, já que têm capacidade, qualificação e competência para tal. Que a indicação não seja apenas o critério político-machista;
2 – Solicita da secretária formas de coibir com as atitudes machistas,  estabelecendo normas de condutas em seus locais de trabalho;
3- As GMFs solicitam que os casos que culminaram com processos administrativos, sejam revistos e sirvam como exemplos para que não voltem a acontecer, para a boa imagem da GM;
4 – GMFs solicitaram a criação de um serviço de atendimento psicológico às guardas vítimas de violência no trabalho e também que precisam aprender a lidar com as vítimas de violência doméstica. Situações freqüentes para aquelas que trabalham em locais como hospitais e Cais;
5 – Criação da disciplina Direitos Humanos – Relação de Gênero na formação dos Guardas Municipais - CEFEA;
6- Possibilitar as GMFs que participem dos cursos de formação e atualização do CEFEA;
7 – Dar visibilidade ao trabalho das GMFs, que por vezes, é elogiado pelo cuidado e atenção com que realizam, de forma que os órgãos chegam a solicitar a presença delas, uma vez que conseguem ser sensível a situação e mediar os conflitos, porém esta característica não é levada em consideração, como algo positivo para o órgão.

Ao final, todas as participantes fazem pose para foto do encontro histórico.

Texto: Geralda Ferraz - Assessora de Comunicação da Semdef.

ANIVERSARIANTES DO FIM DE SEMANA


13-AROLDO SILVEIRA DE ESCOBAR-DGA
13-ELIO RODRIGUES DO NASCIMENTO-2ª REGIONAL
13-ETERNO CLEMENTE DA SILVA-SEMDEF
13-GERALDINO DA SILVA MORAIS-CEFEA
13-HELVÉCIO DE OLIVEIRA SILVA-2ª REGIONAL
13-HERCULES MARTINS DE MELO-DSA
13-JOELMA MENDONÇA FERREIRA-JURÍDICO
14-CLEZIO VIEIRA LEITE-6ª REGIONAL
14-FRANCISCO GEORGE HOLANDA DE FREITAS-4ª REGIONAL
14-GLEISON COSTA E SILVA-DGA
14-JEAN CARLOS DE OLIVEIRA-3ª REGIONAL
14-KENEDY BONFIM DOS SANTOS-7ª REGIONAL

CONVITE DA SECRETÁRIA

Divulgação

A secretária de Defesa Social, Adriana Accorsi, convida a todos os guardas municipais a participar do seminário
O Papel do Município na Segurança Pública,
que acontecerá na próxima terça-feira, 16,
no auditório da ASMEGO,
Rua 72, nº 272, Jardim Goiás, a partir das 8h.
O obejtivo do seminário é promover o debate com a sociedade, os agentes de segurança pública e as lideranças comunitárias
sobre as políticas públicas vigentes.

Adriana Accorsi – secretária de Defesa Social e da Guarda Municipal (interina).

AÇÕES INTEGRADAS


No último domingo (7), por volta de 20h, a equipe da 2ª UCR, composta pelos GMs Loures e Devanir, foi acionada pela equipe do CAIS Novo Mundo, segundo as informações repassadas “havia no local um cidadão sendo linchado por populares, devido ter esfaqueado uma pessoa, chegando ao local a equipe encontrou o senhor Gleibson Castro e Souza, sendo brutalmente espancado por várias pessoas".
Com o apoio das equipes da 1ª UCR (comando do Subinspetor Duarte ), Garra (comando do GM Martins) e equipe GPC (comando do GM Juliano), conseguiram evitar que as agressões continuassem, disse o GM.
Após levantamento sobre o fato ocorrido "fomos informados que o senhor Gleibson, que estava sendo espancado devido ter atentado contra a vida  do senhor Thiago Almeida da Silva, utilizando-se de uma faca. O autor da tentativa de homicídio foi detido e encaminhado até à Delegacia de Homicídios, onde foi lavrado o flagrante de homicídio".
O senhor Gleibson foi encaminhado pela equipe à outra unidade de saúde para tratar de ferimentos, mas não resistiu aos ferimentos.
A 2ª ocorrência das equipes da 1ª e 2ª UCRs aconteceu “às 01h30min, do dia  8 (segunda-feira), segundo relato “as equipes foram paradas por um taxista que pediu apoio, pois sua passageira, a senhora Alice Alves T. da Silva, e sua filha de 45 dias (recém-nascida), estava em uma rua escura do Setor Cidade Jardim, pois, havia buscado atendimento médico para sua filha no Cais Amendoeiras, onde foi transferida para o Hospital Cidade Jardim, mas antes de chegar no local o motorista da ambulância havia parado o veículo e teria praticado atos obscenos para a mesma, a equipe da 1ª UCR levou a vítima e sua filha para o hospital, enquanto a 2ª UCR buscou informações com os guardas daquela unidade, onde foi confirmado que a vítima saiu daquela unidade na ambulância.
A equipe telefonou ao motorista e solicitando que o mesmo retornasse para o Cais para buscar outro paciente, ao chegar ao local o mesmo foi detido e encaminhado para DEAM, juntamente com a vítima, onde foi lavrado um TCO de atos obsceno ao motorista da ambulância”.

 Texto: Gm Loures.

CONVITE DA BANDA

Arquivo da Banda de Música

Os componentes da Banda de Música, da Guarda Municipal, convida você e a sua família a prestigiarem a apresentação musical que farão no domingo (14), no clube do SEST/SENAT, na Avenida Castelo Branco, sentido Terminal Padre Pelágio, Bairro São Francisco.
A apresentação será na abertura da IX Edição dos Jogos das Empresas de Transporte.
Prestigiem o grupo neste momento cultural ímpar!

ANIVERSARIANTES DO DIA

Ilustração

12-ARISTOTELES ROCHA BRITO-7ª REGIONAL
12-GRACIELA SUELY CHAVES E SILVA-7ª REGIONAL
12-MOACIR GOMES DA COSTA-5ª REGIONAL
12-VIVIANE DAS GRAÇAS PIRES-6ª REGIONAL

DOAÇÃO DE SANGUE

Ilustração

A SENHORA, ZILÁ SILVA, AMIGA DO VEREADOR PAULINHO GRAUS, ESTÁ PRECISANDO URGENTE DE TRINTA (30) DOADORES DE SANGUE TIPO: QUALQUER TIPO.

Doadores dirigir-se ao IHG – Instituto Hematologia de Goiânia – Rua Silva Bueno, qd. 13, lt. 20 – Setor Jardim Nova Era ou à Rua 7 – A, n° 158 – Setor Aeroporto.
Mais informações: (62-3280 3383).