segunda-feira, 26 de abril de 2010

CAMARA HOMENAGEIA A GUARDA MUNICIPAL PELOS 22 ANOS DE CRIAÇÂO

Será realizada amanhã, 27, às 20 horas, no Plenário Trajano Guimarães da Câmara Municipal de Goiânia uma Sessão Especial em homenagem aos 22 anos de criação da corporação. Serão 97 homenageados entre guardas municipais, inspetores, chefes de divisões e servidores da Agência da Guarda Municipal de Goiânia - AGMG. A propositura do evento é dos vereadores Bruno Peixoto e Anselmo Pereira da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal.
HISTORICO - A Guarda Municipal de Goiânia foi fundada em 26 de abril de 1988, através da Lei nº. 6.570. Entretanto, o serviço de guarda no Município existe desde o ano de 1970. A AGMG é a entidade responsável pelo comando e controle da corporação da Guarda Municipal, competindo-lhe especificamente desenvolver ações de segurança e proteção dos bens, serviços e instalações públicas municipais. Além de proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural do município; monitorar e fazer rondas ostensivas, especialmente nas imediações das escolas municipais, cemitérios, praças, parques, bosques e jardins, de forma preventiva e comunitária.
A GM participa nas ações de reintegração de posse de bem municipal e atua juntamente com o órgão estadual de Defesa Civil, na proteção e defesa da população do Município e de seu patrimônio, em casos de calamidade pública; presta auxilio nos serviços de combate a incêndio, salvamento e pronto socorro. Da assistência aos demais órgãos municipais no exercício do poder de policia administrativa, visando o cumprimento da legislação municipal de posturas, saúde pública, vigilância sanitária e meio ambiente.
Atualmente, o efetivo operacional está composto por 1850 profissionais, desse total conta com 40 inspetores e uma banda de música. A GM se faz presente em 07 (sete) Unidades de Comando Regional distribuídas por toda a cidade. A Divisão de Guarda Ambiental com mais de 250 guardas que fazem à segurança dos parques urbanizados e o monitoramento de todas as áreas verdes da capital. O grupo de Proteção ao cidadão (GPC) é responsável pelo apoio aos postos e faz rondas nas imediações dos próprios municipais de forma preventiva e comunitária.
A Guarda Municipal de Goiânia é a terceira maior do Brasil, sendo superada apenas pelas guardas de São Paulo e Rio de Janeiro, conforme dados do Ministério da Justiça. O lema da Guarda Municipal de Goiânia é a “Guardiã da Cidadania”.

GUARDA MUNICIPAL REALIZA SUA PRIMEIRA CORRIDA E ENTRA PARA O CALENDARIO ESPORTIVO DA CAPITAL


A Agência da Guarda Municipal de Goiânia-AGMG realizou ontem domingo, 25, a 1ª Corrida da corporação, evento que faz parte das comemorações de 22 anos de criação da Guarda Municipal. Foram mais de 300 inscritos sendo 50 guardas municipais, atletas do SESI, Correios, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Exercito Brasileiro e de Planaltina DF. Também participaram atletas de várias academias e dos municípios de Trindade, Goianira, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Porangatu, Niquelândia e um tenente da Policia Militar do Estado de Sergipe.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Goiânia, Luis Carlos Orro, que no ato representou o prefeito Paulo Garcia, falou que essa corrida fará parte do calendário esportivo de nossa cidade. Já o comandante da AGMG, Coronel Gercy Joaquim Camelo, parabenizou o grande numero de inscritos e destacou a grande participação das categorias veteranas de 60 a 79 anos onde os grandes campeões foram dona Odília Maria de Oliveira de 70 anos e o senhor Arédio Dias Carneiro de 75 anos.
Os campeões na categoria geral 10 km masculino o primeiro colocado foi Ailton da Silva Paixão, o segundo Antonio Jose Nunes, terceiro Jucelismar Rosa Coimbra, o quarto Pablo Fagundes da Costa e o quinto colocado Nestor Ariel Garcia. Na categoria geral feminino 10 km a primeira colocada foi Daiane Aguiar Barros, a segunda Eliete Teodório de Moraes, a terceira Enemi Ribeiro da Cruz a quarta Luzinete Andrade dos Santos e a quinta colocada Adriana Oliveira Silva.
Já na categoria geral de 5 km masculino o campeão foi Elias Gonzaga da Silva, em segundo lugar Jose Manoel de França e o terceiro colocado foi Alberto Honório Alves. A campeã na categoria 5 km feminino foi Janivan Lima da Silva atleta dos Correios GO e a segunda colocada Thaise Afonso de Brito da ARA.
Na categoria Guarda Municipal 10 km o campeão foi o GM Wesley Almeida Santos, sendo segundo colocado o Inspetor José Carlos da Silva e o terceiro colocado o GM Wesley Magno de Souza, o quarto o GM Célio da Silva Rocha Vidal e o quinto colocado GM Elizeu Gonçalves de Souza. Já á GMF Erisangela Caetano de Souza foi à grande campeã na categoria guarda municipal 10 km.
Reportagem: Wagner Beltrão