quinta-feira, 15 de abril de 2010

1 º SEMINÁRIO DOS GUARDAS CIVIS DO ESTADO DE GOIÁS

O IGESP BUSCA UM NOVO PENSAMENTO NA FORMA DE FAZER SEGURANÇA PÚBLICA
O Instituto Goiano de Educação, Estudo e Pesquisa em Segurança Pública - IGESP e a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa convida todos os integrantes da área de segurança pública para o 1 º Seminário dos Guardas Municipais do Estado de Goiás que se realizará dia 20 de abril, no auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa (ver programação). O evento tem o objetivo de discutir com várias autoridades da área um novo modelo de se pensar segurança pública.
O IGESP surgiu com o propósito de ajudar os agentes de segurança, poder público, sociedade civil organizada e todos que fazem parte direta e indiretamente da área de segurança pública a discutir, planejar, fazer estudos para que os serviços possam ser melhorados, e assim diminuir a sensação de insegurança que assola toda a população. O instituto quer provocar uma ampla discussão sobre o assunto, com uma nova mentalidade, proposituras para instituir um novo modelo de segurança pública voltado para a prevenção e a cidadania, pautado na atenção aos direitos humanos, respeito à vida com a cultura da paz e principalmente, que o interesse e o bem estar da sociedade e seus cidadãos estejam sempre em primeiro lugar.
Segundo o presidente do IGESP, Guarda Municipal, Weder Kenedy dos Reis, neste primeiro seminário serão discutidos temas relevantes como o papel dos guardas municipais como agentes de segurança pública em todo o estado. “Será um momento de buscar novas alternativas para dar mais condições a todos os profissionais de atender bem nossa sociedade. Devemos unir força na busca e contra a difícil missão que todos os órgãos envolvidos na segurança pública possuem e tem a obrigação de combater a criminalidade, para que sejamos vitoriosos tanto na batalha quanto da guerra na busca de uma segurança pública preventiva e comunitária”, afirma.
JUSTIFICATIVA - Os altos índices de criminalidade, o aumento exponencial da violência, sob suas diversas formas, a sensação de insegurança cada vez mais crescente da população, levaram à inevitável necessidade de se discutir um novo modelo de Segurança Pública, iniciado pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - 1ª CONSEG, ocorrida em agosto de 2009. O encontro foi um marco histórico na política nacional com ampla participação popular, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública,frente à falência do atual modelo vigente, em que se pese em primeiro lugar o respeito a vida humana.
CRONOGRAMA DO EVENTO
8:00h - Credenciamento
8:30 às 9:00h - Composição da Mesa de Abertura do Seminário
9:00 às 10:30h – Palestra com Regina Miki - Assessora Especial do Ministro de Estado da Justiça e Secretária Executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública/Conseg – Tema :Guarda Municipal no Contexto da Segurança Pública.
10:30 ás 11:30 – Palestra com Cláudio Frederico de Carvalho - Inspetor da Guarda Civil Municipal de Curitiba – PR – Tema :Legislação, Capacitação e Valorização do Guarda Municipal.
11:30 às 13:00 – Intervalo para almoço
13:00 às 14:00h - Palestra Deputado Mauro Rubem - Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa– Tema :Segurança Pública um Direito Humano.
14: 00 às 15:00h – Palestra com José Francisco Alves – Secretário de Defesa Social de Diadema – SP – Tema : Plano Municipal de Segurança Pública
15:00 às 16:30h – Palestra com Cristina Vilanova - Coordenadora Geral de Ações de Prevenção em segurança Pública – da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP do Ministério da Justiça. Tema: Elaboração de projetos na área de segurança pública para viabilização de recursos junto ao Governo Federal.
16:30h – Lanche
17:00 às 17:40h - Entrega de homenagem para os guardas municipais de todo o estado que se destacaram em 2009.
18:00h - Entrega de certificados e encerramento do seminário

SERVIÇO:
Assunto: 1º Seminário dos Guardas Civis Municipais do Estado de Goiás.
Inscrições: http://www.gcmgoias.com/cadastro.php
Dia: 20 de abril
Horário: das 8h às 18h
Local: Auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231 - Setor Oeste.
Contatos e informações: (62)8414-8766 ou www.gcmgoias.com

TERMO DE ELOGIO

O Tenente Coronel, Marcio Vieira da Silva, Assistente Policial Militar do Tribunal de Contas do Estado, enviou um elogio ao comando da AGMG para a equipe da Divisão de Guarda Ambiental composta pelos guardas municipais: Adolfo, Silvino, Ronivaldo e Júcio pela forma cordial, educada e profissional no momento em que abordaram quatro jovens que estavam no Parque Botafogo, no ultimo dia 08, por volta das 15 horas. Segundo o tenente um dos abordados era seu filho de 17 anos e outro seu sobrinho de 14 anos, ambos retornando para suas residências na companhia de mais dois amigos maiores de idade que estavam no shopping devidamente autorizado por ele. “Na volta do passeio os jovens resolveram passar pelo interior do parque. O motivo da abordagem se deu pelo fato de que os dois maiores de idade, amigos da família, estavam com garrafas de “birinight”, na companhia dos dois menores de idade, desta forma a equipe da guarda municipal, os orientou de que no interior do parque não seria autorizado à ingestão de bebidas alcoólicas, tendo ainda o cuidado de comunicar aos responsáveis dos menores, no caso a minha pessoa, de todo o ocorrido, efetuando a liberação após assinatura do termo”, explica o tenente. O termo vai ser publicado no Boletim Interno da corporação. Parabéns colegas pelo exemplo e profissionalismo em suas ações.