quinta-feira, 11 de março de 2010

PREFEITO IRIS PROMETE IMPLANTAR O RETP PARA GUARDAS


O prefeito Iris recebeu no último dia 10 de março, em seu gabinete, o presidente do SindIgoiânia, Carlos Antônio Ramos de Alencar, o presidente da Associação dos Guardas Municipais, José Eulálio, o vice, José Pires e os diretores do sindicato, Wagner Beltrão, Valdson Batista e Daniel Vieira. Durante o encontro o prefeito assinou um termo de compromisso de implantação do Regime Especial do Trabalho Policial (RETP) para a categoria.O presidente do Sindigoiânia lembrou Iris sobre o compromisso anteriormente assumido com a corporação.
A comissão de representantes da GM explicou a viabilidade do projeto, inclusive, os ganhos que a administração terá caso implante o RETP. Uma das maiores preocupação dos sindicalistas foi mostrar que o projeto não causa nenhum impacto negativo no orçamento municipal. “Ao contrário, soluciona os problemas de carga horária e põe fim as horas extras”, salienta Carlão.
De acordo com GM Beltrão, esse regime já é adotado com êxito em diversas capitais do País. O regime é uma forma de diferenciar o pagamento aos funcionários que atuam na área de Segurança Pública. “Esse benefício será incorporado aos vencimentos, inclusive para efeito de férias, décimo terceiro salário, licenças, aposentadorias e pensões”, explica Wagner Beltrão. O RETP deverá ser implantado de forma escalonada até atingir o patamar de 100%.
O prefeito Iris ficou muito sensibilizado com as explicações e afirmou que uma comissão montada pelo secretário municipal de Finanças, Dário Campos, o chefe do Gabinete Civil, Jairo da Cunha Bastos e o Procurador Geral do Município, Elcy Santos de Melo, se reunião com ele para formatar o documento a ser enviado para a Câmara Municipal.
NECESSIDADES – A conversa com as lideranças sindicais e o prefeito teve um tom amistoso. O encontro, que durou pouco mais de uma hora, entre o chefe do poder Executivo e os líderes serviu ainda para Iris tomar conhecimento sobre os investimentos que devem ser executados na Guarda Municipal. O GM Valdson Batista alertou o prefeito sobre as baixas das viaturas e a necessidade de viabilizar o conserto dos veículos para a melhoria do trabalho, sobretudo o do monitoramento. O prefeito Iris demonstrou ter um grande carinho e respeito pela Guarda Municipal e deixou as portas abertas para que o sindicato volte a falar sobre o assunto com ele. Para José Eulálio, a visita foi muito proveitosa para a categoria. “Acreditamos que o prefeito irá implantar o RETP”, disse. O GM José Pires não tem dúvidas que Iris vai enviar o projeto ao legislativo o mais rápido possível.

Reportagem: Talvane Garcia