quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PREFEITO IRIS RECEBE O MINISTRO TARSO GENRO PARA ASSINATURA DE ADESÃO AO PRONASCI

O prefeito Iris Rezende recebeu na manhã desta quarta-feira, em solenidade no auditório Paço Municipal, o ministro da Justiça, Tarso Genro para a assinatura do convênio de adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci. Na ocasião, também assinaram o convênio os municípios de Trindade e Senador Canedo.

A partir de janeiro as cidades inscritas no programa vão apresentar seus projetos, que cobrindo as exigências legais, poderão ser custeados com recursos federais. O Pronasci dispõe de 1 bilhão e 400 milhões de reais de recursos para o ano de 2010. Atualmente, são integrantes do Pronasci 112municípios, 21 estados e o Distrito Federal.


“Para que os projetos sejam aprovados é necessário que tenham como objetivo comum ações preventivas, voltado para jovens de 14 a 29 anos ou projetos que veiculem o trabalho integrado entre a Prefeitura, o Estado e a União nas políticas de segurança pública”, explicou o Ministro Tarso Genro.

Guarda Municipal
Para o prefeito Iris Rezende, a adesão ao Programa do Ministério da Justiça irá alavancar o desenvolvimento da guarda municipal. “Hoje temos 1.900 guardas concursados e que estão caminhando para uma consolidação de uma instituição a altura. Com a participação do Ministério da Justiça, nossa capital e os municípios de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade terão os melhores guardas municipais do estado”, enfatizou o prefeito.

O Ministro da Justiça também falou da importância da conquista do piso salarial dos policiais, que se deu com a “Bolsa Formação”, um dos projetos do Pronasci, onde qualquer policial (civil ou militar), guarda municipal ou bombeiro dos municípios que integram o Programa, podem agregar um aumento de 30 a 40% em sues salários salário. O projeto ainda dispõe de um pagamento para o estudo dos policiais, que já aderiram hoje, 180 mil policiais e guardas.

“O Pronasci é uma maneira de dar uma resposta a criminalidade no Brasil”, alertou o Senador Demóstenes Torres, um dos idealizadores do programa e que esteve presente a solenidade de assinatura do convênio.

Presenças
No evento também estiveram presentes os prefeitos de Trindade, Ricardo Fortunato; de Senador Canedo, Vanderlan Vieira Cardoso; de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela. Também prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Vale Júnior, entre outras autoridades do judiciário e do executivo municipal.

Reportagem: Fernando Machado