quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GUARDA MUNICIPAL DETÊM MENOR NO CAMELÓDROMO CENTRAL

Guardas Municipais que trabalham no Camelódromo Central apreenderam no início da tarde de hoje, 25, um menor que estava furtando uma banca no mercado. Os comerciantes acionaram imediatamente os agentes da guarda municipal que detiveram o menor e o conduziram ao DEPAI (Delegacia Estadual de Proteção de Atos Infracionais). Participaram da operação os GMs: Jose Leal, Wesley de Jesus, J.Junior, Elcino e Damasceno.

OUVIDORIA DA GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

Na redemocratização do país e a partir de meados de 1985, um novo órgão surgiu no Brasil e em especial na atividade pública. Trata-se das Ouvidorias, instituições criadas com a finalidade de resolver conflitos que não demandam no seu inicio a propositura para aplicações de sanções penais, o que não impede, após a devida investigação de ser encaminhada a autoridade competente.

Nas administrações públicas ainda hoje, há por alguns administradores o receio de criar Ouvidoria. Não obstante ao reverso dessas atitudes, a administração do município de Goiânia criou varias Ouvidorias, entre elas, citamos como exemplos: Saúde e da Guarda Municipal.

Por se tratar de uma questão que afeta a todos nós, direta ou indiretamente, que é a segurança pública, gostaria de destacar e ao mesmo tempo proclamar todo munícipe a colaborar com a Ouvidoria da Agência da Guarda Municipal de Goiânia. Criada através da Lei 180/183 de 2008, e  tem como objetivos captar sugestões, reclamações ou elogios que porventura tenha como foco a segurança nos próprios públicos do município , entre eles: CAIS – PARQUES E ESCOLAS . Esta última com um maior contingente de guardas voltados para atender a comunidade.

Atualmente a Agência da Guarda Municipal conta com 1.900 servidores imbuídos de prestar com eficiência sua atividade precípua que é de guardar e proteger tanto os prédios públicos do nosso município quanto à população que freqüentam essas unidades. 

Acreditamos que  somente com a participação da comunidade e seu exercício de cidadania é que poderemos proporcionar melhores condições de trabalho ao guarda municipal - um servidor público de exercer suas atribuições em favor de todos.

Esse é sem sombras de dúvidas o principal objetivo da Agência da Guarda Municipal de Goiânia, e em especial à Ouvidoria a ela ligada para fins administrativos e financeiros e subordinada diretamente ao Chefe do poder executivo.

O cidadão que queira exercer sua cidadania, em relação às atividades da guarda, podem usufruir desse mais novo serviço através do site: WWW.goiania.go.gov.br/Link -AGMGO ou através do serviço gratuito de 2º a 6º das 08:00h  às 18:00h pelo telefone 0800.643-11-53.

 

Gilmar Romão da Silva - Inspetor da Guarda e Ouvidor Geral da Agência da Guarda Municipal de Goiânia.

(Artigo publicado no Jornal Diário da Manha do dia 21 de novembro de 2009)