terça-feira, 29 de setembro de 2009

EM ENTREVISTA, INSPETOR LUSTOSA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA AGMGO ATUAR NA DEFESA CIVIL DE GOIÂNIA

Em parceria com o Corpo do Bombeiro, a AGMGO agora também vai atuar no trabalho de Defesa Civil do município. É mais uma conquista, e um novo desafio para a Instituição. Para falar sobre o trabalho que será desempenhado e a função da Defesa Civil para a sociedade, convidamos o Inspetor Lustosa. Ele será o responsável por essa nova área de atuação da Guarda de Goiânia. Siga abaixo os principais trechos da entrevista.

Como será feito essa parceria entre a CBM e a AGMGO no que tange a Defesa Civil?
Tivemos uma reunião no último dia 10 para discutir essa parceria e ela já acontece imediatamente. No primeiro momento ficou acordado que um tenente do Corpo de Bombeiro irá nos ajudar nesse processo. É um grande desafio para a GM de Goiânia trabalhar efetivamente na Defesa Civil e estamos encarando esse novo compromisso com muita seriedade.
Como será o trabalho da Defesa Civil implantando pela Guarda Municipal?
A Defesa Civil obedece a um sistema universal. Ela trabalha em duas frentes. Primeiro é o trabalho no tempo de normalidade, que acontece antes que qualquer incidente. Nessa realidade a nossa atuação se concentra na prevenção de acidentes e no planejamento. Por exemplo, identificamos os pontos vulneráveis da cidade, em que a probabilidade de acontecer catástrofes é maior. Diante disso elaboramos um Plano de Socorro, que orienta como será feito o socorro as pessoas atingidas; aonde elas vão se abrigar, como serão recolhidos alimentos, roupas, remédios e outros utensílios. Na Defesa Civil não se admite improvisos, por isso é tão importante esse planejamento. Nessa situação também é feito um trabalho de conscientização comunitária, mostrando a importância de se obedecer aos critérios da Defesa Civil em uma situação de risco, e de pesquisa de campo, para compreender as realidades de uma população que vive em uma zona de perigo.
O nosso segundo trabalho é o chamado “pronta resposta”. É quando o problema está acontecendo. É prestado o socorro imediato as vítimas, sempre na busca de preservar a vida humana. Nesse momento são acionados todos os órgãos que fazem parte da rede de apoio a Defesa Civil no socorro as vitimados. Entidades ligadas à saúde, a assistência social, a segurança, a transporte vão auxiliar no trabalho da Guarda Municipal.
Pelo que está dizendo é possível perceber que o trabalho da Defesa Civil é amplo. A Guarda atualmente tem condições de atender a essa demanda?
Estamos trabalhando muito para isso. O Comandante Camêlo já nos informou que irá fazer o que for necessário para que a Guarda faça um serviço de alto nível. No quartel da Guarda Municipal está sendo construída uma sala que iremos utilizar como base operacional para o nosso trabalho. Contudo, temos outro local disponível e estamos em negociação para consegui-lo. Se tivermos sucesso nessa negociação, vamos tem uma estrutura ampla, mais adequada e que vai abrigar todos os nossos equipamentos e a equipe que ira nos auxiliar.
Quantos GM`s serão necessário?
Eu tenho a palavra do nosso Comandante Presidente que afirmou recentemente que irá disponibilizar toda a mão de obra que for necessária. Primeiro é preciso entender que para entrar na equipe é necessário ter formação adequada para exercer essa atividade. Nós temos apenas 31 GM’s capacitados, ou seja, que fizeram o curso de aperfeiçoamento nessa área. Não sei se de início vamos contar com essa quantidade de agentes, mas a tendência é que ao longo do tempo iremos precisar de um maior número. Esse processo de inserir pessoas na equipe vai ser gradativo, à medida que o nosso trabalho for feito.
O que a AGMGO ganha com mais essa nova área de atuação?
A guarda é a amiga da comunidade, está sempre próximo a ela, sente o que a comunidade vive, e por isso não me resta dúvida que ganha em satisfazer as necessidade das pessoas, de salvar vidas, de ajudar a família que perdeu seus bens, enfim de contribuir no resgate da cidadania.